quarta-feira, 31 de março de 2010
Substâncias Puras e Misturas:
Diferenciamos uma mistura de uma substância pura normalmente através de suas constantes físicas, tais como: ponto de ebulição (PE), ponto de fusão (PF), densidade (d)e solubilidade (solub).As substâncias puras mantêm suas constantes durante as mudanças de estado, diferentemente das misturas. Exemplo:
- Água pura: - PE = 100ºC; PF = 0ºC; d = 1g/cm3.
- Água e sal de cozinha (NaCl): não apresentam constantes.
- Álcool Puro: PE = 78,5ºC; PF = -177ºC; d = 0,79g/cm3.
- Álcool e Água: não apresentam constantes.
Obs.: Existem misturas que mantêm o ponto de fusão constante (mistura eutética) ou o ponto de ebulição constante (mistura azeotrópica). Para facilitar o entendimento verifique os gráficos abaixo.
Gráfico da Mistura Azeotrópica: (líquido + líquido).1- Linha Vermelha: A mistura encontra-se no estado sólido e vai aumentando a temperatura.
2- Linha Azul: A mistura encontra-se no estado sólido e líquido, não mantendo a temperatura constante durante a mudança de estado físico (fusão).
3- Linha Verde: A mistura encontra-se no estado líquido e vai aumentando a temperatura.
4- Linha Marrom: A mistura encontra-se no estado líquido e gasoso, mantendo a temperatura constante durante a vaporização.
5- Linha Cinza: A mistura encontra-se no estado de vapor (gasoso) e vai aumentando a temperatura.
segunda-feira, 29 de março de 2010
O aquecimento global
segunda-feira 16 de janeiro de 2006
O Aquecimento global é um fenômeno climático de larga extensão—um aumento da temperatura média superficial global que vem acontecendo nos últimos 150 anos. Entretanto, o significado deste aumento de temperatura ainda é objecto de muitos debates entre os cientistas. Causas naturais ou antropogênicas (provocadas pelo homem) têm sido propostas para explicar o fenômeno.
Grande parte da comunidade científica acredita que o aumento de concentração de poluentes antropogênicos na atmosfera é causa do efeito estufa. A Terra recebe radiação emitida pelo Sol e devolve grande parte dela para o espaço através de radiação de calor. Os poluentes atmosféricos estão retendo uma parte dessa radiação que seria refletida para o espaço, em condições normais. Essa parte retida causa um importante aumento do aquecimento global.
A principal evidência do aquecimento global vem das medidas de temperatura de estações metereológicas em todo o globo desde 1860. Os dados com a correção dos efeitos de "ilhas urbanas" mostra que o aumento médio da temperatura foi de 0.6+-0.2 C durante o século XX. Os maiores aumentos foram em dois períodos: 1910 a 1945 e 1976 a 2000. (fonte IPCC).
Evidências secundárias são obtidas através da observação das variações da cobertura de neve das montanhas e de áreas geladas, do aumento do nível global dos mares, do aumento das precipitações, da cobertura de nuvens, do El Niño e outros eventos extremos de mau tempo durante o século XX.
Por exemplo, dados de satélite mostram uma diminuição de 10% na área que é coberta por neve desde os anos 60. A área da cobertura de gelo no hemisfério norte na primavera e verão também diminuiu em cerca de 10% a 15% desde 1950 e houve retração das montanhas geladas em regiões não polares durante todo o século XX.(Fonte: IPCC).
Causas
Mudanças climáticas ocorrem devido a factores internos e externos. Factores internos são aqueles associados à complexidade derivada do facto dos sistemas climáticos serem sistemas caóticos não lineares. Fatores externos podem ser naturais ou antropogênicos.
O principal factor externo natural é a variabilidade da radiação solar, que depende dos ciclos solares e do facto de que a temperatura interna do sol vem aumentando. Fatores antropogênicos são aqueles da influência humana levando ao efeito estufa, o principal dos quais é a emissão de sulfatos que sobem até a estratosfera causando depleção da camada de ozônio (fonte:IPCC)
Cientistas concordam que factores internos e externos naturais podem ocasionar mudanças climáticas significativas. No último milénio dois importantes períodos de variação de temperatura ocorreram: um período quente conhecido como Período Medieval Quente e um frio conhecido como Pequena Idade do Gelo. A variação de temperatura desses períodos tem magnitude similar ao do atual aquecimento e acredita-se terem sido causados por fatores internos e externos somente. A Pequena Idade do Gelo é atribuída à redução da atividade solar e alguns cientistas concordam que o aquecimento terrestre observado desde 1860 é uma reversão natural da Pequena Idade do Gelo ( Fonte: The Skeptical Environmentalist).
Entretanto grandes quantidades de gases tem sido emitidos para a atmosfera desde que começou a revolução industrial, a partir de 1750 as emissões de dióxido de carbono aumentaram 31%, metano 151%, óxido de nitrogênio 17% e ozônio troposférico 36% (Fonte IPCC).
A maior parte destes gases são produzidos pela queima de combustíveis fósseis. Os cientistas pensam que a redução das áreas de florestas tropicais tem contribuído, assim como as florestas antigas, para o aumento do carbono. No entanto florestas novas nos Estados Unidos e na Rússia contribuem para absorver dióxido de carbono e desde 1990 a quantidade de carbono absorvido é maior que a quantidade liberada no desflorestamento. Nem todo dióxido de carbono emitido para a atmosfera se acumula nela, metade é absorvido pelos mares e florestas.
Introdução
Todos os dias acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos.
A Europa tem sido castigada por ondas de calor de até 40 graus centígrados, ciclones atingem o Brasil (principalmente a costa sul e sudeste), o número de desertos aumenta a cada dia, fortes furacões causam mortes e destruição em várias regiões do planeta e as calotas polares estão derretendo (fator que pode ocasionar o avanço dos oceanos sobre cidades litorâneas). O que pode estar provocando tudo isso? Os cientistas são unânimes em afirmar que o aquecimento global está relacionado a todos estes acontecimentos.
Pesquisadores do clima mundial afirmam que este aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (ozônio, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil dispersão, causando o famoso efeito estufa. Este fenômeno ocorre, pois, estes gases absorvem grande parte da radiação infra-vermelha emitida pela Terra, dificultando a dispersão do calor.
O desmatamento e a queimada de florestas e matas também colabora para este processo. Os raios do Sol atingem o solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Embora este fenômeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, já se verifica suas conseqüências em nível global.
Derretimento de gelo nas calotas polares: uma das consequências do aquecimento global.
Conseqüências do aquecimento global
- Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas;
- Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra;
- Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;
- Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.
Protocolo de Kyoto
Este protocolo é um acordo internacional que visa a redução da emissão dos poluentes que aumentam o efeito estufa no planeta. Entrou em vigor em 16 fevereiro de 2005. O principal objetivo é que ocorra a diminuição da temperatura global nos próximos anos. Infelizmente os Estados Unidos, país que mais emite poluentes no mundo, não aceitou o acordo, pois afirmou que ele prejudicaria o desenvolvimento industrial do país.
Conferência de Bali
Realizada entre os dias 3 e 14 de dezembro de 2007, na ilha de Bali (Indonésia), a Conferência da ONU sobre Mudança Climática terminou com um avanço positivo. Após 11 dias de debates e negociações. os Estados Unidos concordaram com a posição defendida pelos países mais pobres. Foi estabelecido um cronograma de negociações e acordos para troca de informações sobre as mudanças climáticas, entre os 190 países participantes. As bases definidas substituirão o Protocolo de Kyoto, que vence em 2012.
Conferência de Copenhague - COP-15
A 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima foi realizada entre os dias 7 e 18 de dezembro de 2009, na cidade de Copenhague (Dinamarca). A Conferência Climática reuniu os líderes de centenas de países do mundo, com o objetivo de tomarem medidas para evitar as mudanças climáticas e o aquecimento global. A conferência terminou com um sentimento geral de fracasso, pois poucas medidas práticas foram tomadas. Isto ocorreu, pois houve conflitos de interesses entre os países ricos, principalmente Estados Unidos e União Européia, e os que estão em processo de desenvolvimento (principalmente Brasil, Índia, China e África do Sul).
De última hora, um documento, sem valor jurídico, foi elaborado visando à redução de gases do efeito estufa em até 80% até o ano de 2050. Houve também a intenção de liberação de até 100 bilhões de dólares para serem investidos em meio ambiente, até o ano de 2020. Os países também deverão fazer medições de gases do efeito estufa a cada dois anos, emitindo relatórios para a comunidade internacional.
sexta-feira, 19 de março de 2010
Singapura é um país de minusculos território,composto por uma única cidade,sua capital é Singapura,o país inteiro possui essa única cidade que cobre todo seu minúsculo território. Atualmente a cidade de Singapura possui em torno de 4,6 milhões de habitantes.
O país é considerad0 um dos mais limpos do mundo,já que,a segunda constituição em vigor do país,é expressamente proibido jogar papel no chão ou mascar chiclete.Além disso,o vandalismo é extremamente condenado pela cultura local que continua muito conservadora.
Ele é um país parlamentarista,em que não há divisão administrativa,seu primeiro ministro é Lee Hsien reeleito em 2006 .Seus principais partidos (wp),Demócrito de Singapura(SDP). Parlamento,com 83 membros eleitos por voto direto para mandato de 5 anos.
Sua moeda é o dólar de Singapura.A religião principal é o budismo. Uma de suas festas principais é o Thaipusam.Thaipusam é um festival auspicioso dos hindus, que é toda sobre a sobrevivência, resiliência, persistência, determinação, sacrifício e sofrimento. É comemorado em Singapura, no mês de outubro segundo o calendário hindu.
Ano Novo Chinês Chinese New Year is falls during the spring season of the Chinese and is therefore also called as the 'Spring Festival'. Ano Novo Chinês é cai durante a temporada de primavera dos chineses e, portanto, também denominado como o "Festival da Primavera '. Chinese calls it 'Xin Nian' where 'Xin' means 'New' and 'Nian' means 'Year'. Chinês chama de "Xin Nian" onde "significa Xin 'Nova' e 'Nian" Ano significa' |
Chinese makes preparation for this festival by decorating their houses, preparing delicious food, stitching new clothes and buying presents for each other. Chinês faz preparação para esta festa, decorando suas casas, preparar a comida deliciosa, costurando roupas novas e comprar presentes para os outros. They paint their door ad windows with red color and adorn them with paper-cuttings and couplets. Eles pintam suas janelas porta de anúncios com cor vermelha e enfeitá-las com papel-estacas e dísticos. On the eve of the festival, supper feast is organized followed by playing of cards and board games or watching television together. Na véspera do festival, a festa é organizada jantar seguido de jogos de cartas e jogos de tabuleiro ou assistir à televisão juntos. Firecrackers are lit at he mid-night. Fogos de artifício são acesos em que meia-noite. Next morning, children greet their parents and receive money wrapped in red paper in return. Na manhã seguinte, as crianças cumprimentar seus pais e receber o dinheiro embrulhado em papel vermelho no retorno. Then everybody step out of their houses to greet each other. Então, passo todo mundo fora de suas casas para cumprimentar uns aos outros.
Festival das LanternasLantern Festival is celebrated in Singapore during late September or early October to honor Lord Buddha. Festival das Lanternas é comemorado em Singapura, durante o final de setembro ou início de outubro, para homenagear o Senhor Buda. It comes right after the Chinese New Year. Ela vem logo após o Ano Novo Chinês. The celebration of the festival includes lighting of the fireworks, folk dances, preparations of delicacies and making of lanterns. A celebração do festival inclui a iluminação dos fogos de artifício, danças folclóricas, preparação das iguarias e confecção de lanternas. The people head to the gardens during the night to enjoy picnic and relish on Chinese pastries and moon cakes. A cabeça das pessoas para os jardins durante a noite para apreciar e saborear piquenique em chinês pastelaria e bolos da lua. The lion dancers wander around the street with cymbals and drums followed by celestial prince and princess. Os dançarinos do leão deambular pela rua com címbalos e tambores seguido de príncipe e princesa celestial. People float lanterns on the lake, which makes an absolute heavenly sight. Pessoas lanternas flutuar no lago, que faz uma visão celestial absoluto.